top of page

RADEC VIBRACIONAL (GERAÇÃO II)

Em 2017, já com um novo protótipo de melhoria do RADEC Vibracional validado, a LLK foi selecionada como o fornecedor de 100% dos Transportadores de Correia para o Porto de Nacala, em Moçambique, da Companhia Logística de Nacala, empresa da Vale. A entrega foi realizada com estrutura em inox 316, conforme necessidade para trabalho em porto. O novo RADEC Vibracional com sensor compacto e de saída direta transformou o RADEC Vibracional em um produto simples e de fácil instalação e configuração.

Necessidade / Demanda

A CLN (Companhia Logística de Nacala), empresa da Vale de transporte do carvão da Mina de Moatize (em Tete, Moçambique) até o Porto de Nacala, em Nacala, também em Moçambique. Em 2017, a Vale precisava preparar o Porto de Nacala para escoar 100% do carvão, onde antigamente era dividido com o Porto de Beira.

Dessa forma, a Vale precisava de um sistema de excelente custo x benefício e controle remoto (direto da sala de controle) de sistemas de controle de rasgos de correias. Após uma concorrência entre empresas brasileiras, sul-africanas e alemã, a LLK foi escolhida para fornecer para 100% dos Transportadores de Correia do Porto.

foto3.jpg

Desenvolvimento / Solução:

A LLK, utilizando o conceito de análise de vibrações mecânicas e toda a experiência da Geração 1 do RADEC Vibracional, bem como testes validados em modelos experimentais dentro da LLK, forneceu o primeiro lote de RADEC Vibracional Geração 2. O sistema possui uma estrutura mais simples, com sensores mais modernos e de saída direta, diminuindo a quantidade de partes envolvidas.

Resultados

O novo sistema de análise vibracional para transportadores de correia, denominado RADEC VIBRACIONAL (GERAÇÃO II), foi disponibilizado para o mercado depois deste fornecimento, ainda em 2017.

Os alarmes de falhas do sistema desenvolvido pela LLK ocorrem em um espaço de tempo muito inferior comparados aos sistemas existentes no mercado, e o sistema foi simplificado para um sinal único de saída do sensor direto à eletrônica de campo.

O sistema não precisa de limpeza, não possui problemas de emperramento e pode ser rearmado de forma remota, facilitando todo o trabalho da manutenção e operação do mesmo.

Com um sistema de tecnologia superior no mercado e custo acessível, o RADEC VIBRACIONAL (GERAÇÃO II) voltou a ser vendido para Moçambique diretamente para a Mina de Moatize, e outros minas na Vale.

bottom of page