Com a evolução da capacidade de produção das indústrias, surgiu a necessidade cada vez maior da utilização de tecnologias que auxiliassem no aumento da produtividade. Atrelado a isso, tornou-se maior também a rigidez das normas regulamentadoras da garantia da qualidade dos produtos e o aumento da exigência do consumidor. Tendo isso em vista, a Visão Artificial surgiu como uma excelente ferramenta para tornar esses processos de análise automáticos, mais rápidos e eficientes.
O que é Visão Artificial?
Visão Artificial é uma metodologia que utiliza câmeras industriais e um sistema de iluminação para realizar a otimização de processos na indústria e manufatura. Por meio dela é possível inspecionar 100% da produção, com um alto nível de precisão, o que dispensa análises por amostragem. Um sistema de Visão Computacional proporciona um processo de alta robustez de forma mais econômica e um sistema de controle da qualidade muito mais eficaz, já que tudo é feito automaticamente e sem influência de cansaço humano na inspeção.
Em um sistema de Visão Artificial, é possível capturar e tratar imagens em tempo real da linha de produção. Por exemplo, pode-se fazer a verificação da qualidade do produto observando-se se ele atende ou não ao padrão visual definido, obtendo-se sinais de resposta OK/Not OK. Dessa forma, é possível parar a linha de produção ou tocar um alarme sonoro caso passe algum produto que não esteja dentro da conformidade, podendo-se ainda fazer um sistema de expulsão para descartar os produtos que não atenderam ao padrão.
Um sistema de Visão Artificial é extremamente versátil, podendo ser totalmente personalizado para as necessidades de cada processo. Para atender a um sistema de visão computacional, existem uma grande diversidade de equipamentos que podem ser utilizados como câmeras com software embarcado ou câmeras que precisam comunicar-se com um computador, lentes, filtros de cor, visor, entre outros.
Onde pode ser aplicada?
A Visão Artificial incorpora modernos conceitos da Indústria 4.0 para diversos setores produtivos como: automotivo, siderurgia, mineração, alimentício e de bebidas, farmacêutico, de papel e celulose, eletrônica, logística, entre muitos outros. Sendo extremamente versátil, um sistema de Visão pode atender a uma série de aplicações, como:
Rastreabilidade da produção;
Identificação de presença ou ausência de peças e objetos;
Análise dimensional;
Análise de texturas, cores e tonalidades;
Análises morfológicas;
Análises termográficas;
Inspeção de defeitos;
Verificação de posicionamento de objetos;
Contagem de peças e objetos;
Controle de volume em embalagens;
Verificação de impressão;
Classificação de peças e objetos;
Processamento de Imagens Hiper-Espectrais;
Medições Tridimensionais;
Entre outras aplicações.
Segue abaixo alguns exemplos representativos de aplicações que podem ser realizadas em linhas de produção.
A LLK Engenharia é especializada em Sistemas de Visão Artificial, apresentando soluções personalizadas para a demanda de cada processo. Para conversar sobre alguma aplicação, e conhecer qual é a melhor solução para a sua planta, entre em contato conosco
Comments