A 2ª Semana de Inovação Industrial – FCA Powertrain Latam, aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Nela, Universidades, Startups, e Empresas apresentaram projetos relacionados à desafios levantados pela equipe de powertrain da planta da Fiat, em Betim-MG. Os temas foram:
1 – Soluções para acelerar a transformação de uma fábrica em uma Indústria 4.0;
2 – Gerenciamento e acessibilidade à documentação;
3 – Oportunidades para redução de impactos ambientais;
4 – Melhorias na rastreabilidade de peças submetidas a tratamento térmico;
A LLK, representada pelo especialista em visão, Filipe Bonfioli, apresentou uma solução em visão artificial que concorreu na primeira categoria que traduz a transformação digital pela Indústria 4.0 para projetos de Engenharia. Uma solução foi apresentada para o escaneamento 3D de produto na linha de produção para comparação com modelo matemático.
A aplicação de uma solução como esta contribui para a diminuição do tempo gasto para inspeção de peças, inspeção 100% da produção, integração de dados e para o aumento na confiabilidade e qualidade dos produtos daquela linha de produção.
Com este projeto inovador e que demonstra uma das inúmeras aplicações da visão artificial 3D no meio industrial, a LLK Engenharia para Inovação conquistou o Primeiro Lugar na escolha dos diretores da FCA Powertrain, reconhecendo a aplicabilidade, importância e benefícios da solução para a produção de tecnologia e conceitos da Indústria 4.0 no mercado automobilístico.
Como funciona?
Com o uso de uma câmera que captura imagens em 3D e aplicação da técnica de triangulação que já abordamos neste texto do nosso blog, as peças que passam pela linha de produção são escaneadas e construídas virtualmente de acordo com suas dimensões.
Com esse modelo virtual criado, é possível avaliar defeitos e dimensões com o uso de modelos matemáticos. Assim sendo, os problemas podem ser rapidamente identificados e as informações sobre determinada peça podem ser armazenadas ou então gerar alguma ação para separação da peça do restante da linha de produção.
Comments