top of page

Entenda como funciona o sistema de detecção de rasgos em correias transportadoras da LLK

Muitos são os processos da mineração e da indústria que utilizam esteiras transportadoras para movimentar a produção. Os principais problemas de correias transportadoras são os rasgos e desalinhamento do tapete, que geram grandes perdas diretas, parada de produção e, até mesmo, acidentes. Um acompanhamento em tempo real das correias transportadoras em um processo pode identificar de forma prematura esses defeitos, atuando quase imediatamente na parada do equipamento, gerando diminuição de perdas e redução de mão de obra para manutenção do sistema. As importâncias e as vantagens são inúmeras, que são citadas nesse post sobre o assunto.

A LLK possui um produto inovador para o monitoramento de correias transportadoras, o RADEC Vibracional, já instalado e aprovado em operações na Samarco, Vale Salobo, Vale Carajás, Vale Porto CPBS, Kinross, Yamana Gold, AngloGold e até fora do Brasil, na Vale África (Porto Nacala).


O RADEC Vibracional tem um princípio de funcionamento simples e mais eficiente comparado com outros equipamentos no mercado. A ideia por trás do funcionamento do RADEC é posicionar uma estrutura metálica, abaixo da correia, para que, caso um rasgo aconteça, o material sendo transportado caia sobre a estrutura fazendo com que esta vibre. A partir de uma análise das vibrações mecânicas nesta estrutura, é possível verificar o vazamento de material e, então, acionar um alarme indicando a ocorrência de um rasgo na esteira transportadora.



A análise das vibrações mecânicas tem fundamental importância para o funcionamento correto do equipamento, evitando falsos alarmes ou falta de acusação de rasgos. Os sensores que monitoram as vibrações são configurados de forma que o sistema só responda a estímulos da correia (que pode bater na estrutura quando há desprendimento de tiras) e do material em queda. Isso evita que eventos externos possam provocar o acionamento do alarme de forma indevida.

A estrutura física do equipamento é simples, versátil e de fácil instalação. São necessárias poucas alterações na estrutura do mesmo de correia para correia, onde a LLK fabrica a estrutura do RADEC sob-medida para o equipamento que irá recebê-lo.


Uma das grandes vantagens do RADEC Vibracional é o seu rearme automático, onde não é necessário a reposição de cordas e reconexão do sistema. Tudo é feito baseado na medição dos sensores na estrutura e parametrizável de forma a tornar o monitoramento automático.

Saiba mais sobre o RADEC Vibracional na página do produto, e entre em contato com nossa Engenharia de Vendas para mais informações!

留言


bottom of page