top of page

Descubra como a Visão Artificial pode ser utilizada para melhoria de processos na indústria de papel

O Brasil está entre os 10 maiores produtores de papel e celulose do mundo. Tal informação revela a importância desse setor para a economia brasileira, o qual busca cada vez mais crescimento no mercado. Tendo isso em vista, a Visão Artificial pode ser utilizada para otimizar os processos fabris, proporcionando o aumento de confiabilidade do controle de qualidade, maior segurança no processo e redução de custos e perdas, de forma a contribuir para o aumento da produtividade e aproveitamento nessa indústria.

Conheça algumas técnicas e aplicações de Visão Artificial que podem ser utilizadas na indústria de papel e celulose.


Rastreabilidade da produção

A Visão Artificial pode solucionar problemas de leitura de embalagens e rastreabilidade da produção, podendo ser utilizada para leitura OCR (Alfanumérica), leitura de códigos de barras, datamatrix, QR code, entre outros. Esses dados lidos podem ser enviados para a rede da empresa, podendo otimizar o processo de controle de estoque e despacho, por exemplo, além de poder permitir a contagem de unidades produzidas por lote.



Análise Dimensional

A Visão Computacional é extremamente versátil, podendo ser utilizada em uma diversa gama de processos da indústria de papel e celulose. Uma de suas aplicações é a análise dimensional, em que é possível verificar se há erros com relação à morfologia e dimensionamento de bobinas e folhas de celulose e papel, por exemplo.


Análise de Malha das Fibras

A Visão Artificial também permite análises de alta precisão, permitindo a análise de texturas, cores e tonalidades. Com ela, também é possível realizar a inspeção de falhas e defeitos em malhas das fibras das folhas de celulose, por exemplo, o que traz um aumento da confiabilidade da resistência do papel, garantindo maior segurança contra rasgos.


Inspeção de Defeitos – Telescopicidade e ranhuras

Por meio de uma definição prévia do padrão de bobina ideal, é possível fazer a identificação de defeitos como, por exemplo, a presença de ranhuras e telescopicidade. É possível também formular um sistema de alarme para aviso caso a câmera identifique uma bobina ou folha fora da conformidade. Assim, como a Visão Artificial permite uma inspeção de 100% da produção, ela proporciona maior confiabilidade do processo e uma melhoria do processo de controle de qualidade.


Balança Volumétrica – Medição de Materiais transportados em Correias

Utilizando-se essa tecnologia, também é possível realizar o escaneamento volumétrico de materiais transportados em correias como: madeira triturada, fibras, cavacos, entre outros, através de técnicas de triangulação de imagem. Dessa forma, o controle do volume de material processado se torna muito mais rápido e eficiente.



A LLK disponibiliza essas e outras soluções para a indústria de papel e celulose. Nossa equipe está disposta a conversar sobre os problemas atuais na produção, visitar o local para coleta de amostras, levantar especificações de aplicações e fornecer uma solução completa e integrada, indo desde o fornecimento de hardware e iluminação, até o desenvolvimento de software e adaptações estruturais necessárias no processo.

bottom of page