top of page

Como a visão artificial pode ser usada na indústria eletrônica para melhorias na produção?

A indústria de eletrônicos e semicondutores é uma indústria que envolve produtos delicados, onde um bom controle de qualidade é imprescindível para a produção.

A visão artificial pode ser usada em aplicações que proporcionam aumento de confiabilidade do controle de qualidade, maior segurança no processo, redução de custos e perdas e rastreabilidade da produção.


Identificação e contagem de componentes

Sistemas inteligentes de visão podem ser usados para identificar diferentes modelos de componentes, realizar a contagem de cada um desses modelos e classifica-los quanto a diversas características.




Controle de qualidade de impressão em componentes

Sistemas treinados de visão podem ser usados para verificar códigos, marcações e impressões em componentes eletrônicos.



Inspeção de montagem, trilhas e conexões

A visão também pode ser usada para localizar defeitos em trilhas de placas, assim como verificar se conexões foram feitas corretamente.


Classificação de componentes por cor ou formato

Componentes eletrônicos podem ser classificados por cor, formato ou tamanho em sistemas de visão. Essa aplicação pode garantir, por exemplo, que um determinado componente foi montado e uma placa e que o modelo foi o correto.


Análise e controle de qualidade de dimensões e presença de componentes

Diversos controles de dimensões podem ser feitos com visão, garantindo assim o controle de qualidade na fabricação de placas e componentes.



Estudos de emissão de calor após fabricação

A tecnologia de visão artificial também pode ser aplicada para análises de calor utilizando câmeras infravermelhas para se verificar emissão de componentes e operabilidade de conjuntos.


A LLK está à disposição de analisar as aplicações para sistemas de visão artificial na indústria de eletrônicos e semicondutores! Nosso trabalho sempre preza uma análise de prova de conceito de cada caso, provendo a melhor especificação de sistema para a solução. Entre em contato com o nosso time para saber mais sobre essas aplicações!

bottom of page