top of page

Aplicações da Visão Artificial na indústria automobilística para análise de qualidade e otimização d

A indústria automobilística, de componentes automotivos e de peças de reposição movimenta grande parte da economia brasileira atualmente. Ela é responsável pela fabricação de produtos com alto valor agregado e, portanto, também tem grande exigência quanto ao nível de qualidade de seus produtos. Dessa forma, a Visão Artificial pode ser utilizada para otimizar o processo de produção e o controle da qualidade, o que resulta em maior segurança na linha de montagem, pois a visão computacional permite uma inspeção em 100% da produção em linha.

Conheça algumas técnicas e aplicações de Visão Artificial que podem ser utilizadas na indústria automobilística.


Controle de Qualidade de Montagem

A qualidade da montagem é imprescindível para um encaixe adequado das peças e consequentemente, maior durabilidade em relação ao desgaste dos componentes. Com base nisso, a Visão Artificial permite uma inspeção do controle da montagem com alta precisão, tornando possível fazer a verificação de dimensionamento de gaps, jogo e perfil, bem como proporção e integridade das peças. Existem tecnologias para esse tipo de aplicação tanto no campo do 2D quanto no campo do 3D.


Análise Dimensional e Inspeção de peças

A Visão Computacional é extremamente versátil, podendo ser utilizada em uma diversa gama de processos da indústria automobilística. Uma de suas aplicações é a análise dimensional, em que é possível verificar se há erros com relação à morfologia e dimensionamento de componentes automotivos.



Inspeção de Defeitos

Por meio da Visão Artificial, é possível realizar também a identificação de defeitos nos componentes através de um padrão de conformidade pré-definido. Um exemplo de defeito pode ser identificado na imagem abaixo, no passo da rosca.


Rastreabilidade da Produção

A Visão Artificial pode solucionar problemas de leitura de embalagens e rastreabilidade da produção, podendo ser utilizada para leitura OCR (Alfanumérica), leitura de códigos de barras, datamatrix, QR code, entre outros. Esses dados lidos podem ser enviados para a rede da empresa, podendo otimizar o processo de controle de estoque e despacho, além de poder permitir a contagem de unidades produzidas por lote. Essa aplicação pode ser utilizada para leitura de números de chassis, rastreabilidade de componentes ou identificação de placas, por exemplo.


Cooperação com robôs

A Visão Artificial também permite a cooperação com robôs, sendo possível passar coordenadas de orientação e posição para um manipulador robótico que irá fazer “a pega” de uma peça. No caso do exemplo da imagem abaixo, as peças saiam do posicionamento ideal na caixa em função do movimento existente durante o transporte. Com o sistema de visão, o robô pôde recalcular seu trajeto para realizar a pega na pose correta da peça.


A LLK disponibiliza essas e outras soluções para a indústria automobilística. Nossa equipe está disposta a conversar sobre os problemas atuais na produção, visitar o local para coleta de amostras, levantar especificações de aplicações e fornecer uma solução completa e integrada, indo desde o fornecimento de hardware e iluminação, até o desenvolvimento de software e adaptações estruturais necessárias no processo.

Comments


bottom of page