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A Importância dos Sistemas de Detecção de Rasgos e Desalinhamentos em Correias Transportadoras

Esteiras transportadoras são partes essenciais em industrias que movimentam grandes quantidades de materiais e, como todo tipo de equipamento móvel, as esteiras também sofrem com desgaste e estão sujeitas a rasgos e desalinhamentos. Esses defeitos podem se agravar muito se não forem detectados rapidamente e gerar gastos que ultrapassam os milhares de dólares, sem contar com as perdas indiretas de parada de produção.

Devido a esses problemas, o mercado oferece alguns produtos para o monitoramento de rasgos e desalinhamentos, que são um tanto quanto limitadas e necessitam de manutenção frequente, além de uma alta chance de falha na detecção ou geração de alarmes falsos.

Existem dois sistemas mais comuns com a finalidade de detectar rasgos, com princípios de medição mecânicos.

Um desses sistemas é a Bandeja convencional. É basicamente uma bandeja que coleta o material em queda decorrente do rasgo, até um ponto em que o peso dos sedimentos acumulados mova um mecanismo que ativa um alarme. Depois do alarme ativado é necessário limpar a bandeja e coloca-la na posição inicial. Todo esse processo demanda tempo e aumenta a possibilidade de falhas humanas e, por ser um mecanismo móvel, existe uma grande possibilidade de emperrar.

Outro desses sistemas comuns é a detecção por rompimento de cordas. É um sistema que utiliza cabos de aço que arrebentam ou desacoplam ao serem impactados pelo tapete rasgado. É um sistema que não possui grande efetividade na detecção, gera uma manutenção de reposição de peças, da mesma forma como a Bandeja Convencional.

Pensando na solução desses problemas, a equipe de desenvolvimento da LLK criou o RADEC vibracional. O RADEC Vibracional resolve todos esses defeitos dos sistemas mais comuns, e funciona de forma a se adequar às necessidades da indústria.

Utilizando o conceito de análise de vibrações mecânicas, desenvolvemos um sistema sem partes móveis que, através do choque do material desprendido dos rasgos ou das tiras soltas com o sistema, detecta a ocorrência de falhas.

Por meio de bandas específicas de frequência e de amplitude, é possível detectar, de forma rápida e confiável, problemas de rasgos e/ou tiras soltas em correias.


Funcionalidades e especificações do Produto:

  • Detecção de rasgo em correias através da queda de material;

  • Detecção de tiras de correia rasgadas através do impacto da tira com o equipamento;

  • Ajuste de níveis de alarme;

  • Interface para reconhecimento de alarme e liberação de equipamento;

  • Facilidade de instalação;

  • Sistema sem partes móveis e sem contato com a correia transportadora;

  • Robusto, sem necessidade de remontagem de peças e limpeza após alarme;

  • Entregue com estrutura fabricada sob medida para o transportador;

  • Estrutura de proteção para os elementos do sistema que trabalharão em ambiente industrial;

  • Entregue com painel elétrico montado, disponibilizando os sinais necessários, em 100/200V;

  • Desenhos do painel e estrutura são disponibilizados;

  • Saídas digitais disponibilizadas indicando as condições de operação do transportador.

Pelo fato de não ter partes moveis, o RADEC Vibracional não necessita de manutenção como os outros sistemas, diminuindo o tempo de parada e a frequência de manutenção do sistema.

Depois do sucesso do RADEC Vibracional a LLK desenvolveu o RADEC Visão. O RADEC Visão usa como princípio de medição a própria posição relativa do tapete. Para segmentar a imagem e possibilitar que o algoritmo analise essa posição, um laser linear é utilizado para marcar o tapete, criando uma linha luminosa de alta intensidade. A partir disso, é possível verificar a posição de cada borda da correia transportadora e indicar a ocorrência de falhas. O sistema não possui contato com a correia, livre de partes móveis, e é completamente parametrizável remotamente, possibilitando o ajuste de alarmes de acordo com as condições aceitáveis de trabalho do transportador.


Funcionalidades e Especificações do produto

  • Detecção de desalinhamentos na correia e indicação da sua posição (para qual lado está desalinhada e o nível de desalinhamento em centímetros);

  • Detecção prematura de rasgos com aumento da largura da correia, sem a necessidade de haver queda de material ou qualquer tipo de impacto, por exemplo, em um rasgo central com abertura;

  • Detecção de rasgos com redução da largura da correia;

  • Quantifica tamanho dos rasgos em centímetros;

  • Níveis de alarme configuráveis;

  • Parametrização remota do sistema;

  • Entregue com estrutura de suporte e enclausuramento fabricada sob medida para o transportador;

  • Estrutura de proteção para os elementos do sistema que trabalharão em ambiente industrial;

  • Entregue com painel elétrico montado, disponibilizando os sinais necessários, em 100/200V;

  • Desenhos do painel e estrutura são disponibilizados;

  • Disponível para comunicação em diversos protocolos como Profibus DP, Modbus TCP, Ethernet/IP ou até via sinal analógico;

  • Disponibilização de sinais digitais para opção de desarme do transportador.

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