top of page

CONTADOR DE BOLAS

Necessidade / Demanda

Havia a necessidade de se criar uma malha de controle operacional do moinho de bolas tipo SAG. O ponto fundamental para o controle é a quantificação e classificação segundo o diâmetro dos corpos moedores inseridos no moinho através de um transportador de correias.

O processo é importante por diversos fatores, incluindo evitar desgaste excessivo do revestimento do moinho, evitar contaminação do material, realizar cálculo de estoque com base nas bolas passadas, para se calcular também quantos novos elementos deveriam ser inseridos.

Desenvolvimento / Solução:

A LLK desenvolveu um sistema de análise por um algoritmo de visão computacional utilizando triangulação de imagem capaz de realizar a contagem de bolas (elementos moedores) e uma análise dimensional classificando as bolas de acordo com o seu diâmetro, 2”, 2,5” e 3” , transmitindo os dados em Profibus DP, podendo ainda ser transmitido nos principais protocolos de comunicação da indústria.

Resultados

Essa solução de medição de objetos móveis, transportados em esteiras ou similares, utilizando visão artificial, gerou um novo produto para o mercado denominado Contador de Bolas, disponibilizado em nosso portfólio em 2016. O sistema está em pleno funcionamento e recebeu certificado de homologação pela Vale. Esse conceito pode ser aplicado para outros tipos de materiais transportados em correias, incluindo caixas, garrafas, frutas e tudo aquilo que possa ser contado e classificado por tamanho ou cor.

bottom of page