top of page

BALANÇA VOLUMÉTRICA

Necessidade / Demanda

A Votorantim Cimentos, em Itaú de Minas – MG, possuía a necessidade de medir a massa de material passado em uma correia transportadora. Essa correia, especificamente, sempre teve muitos problemas com sistemas de balanças convencionais, por células de carga, gerando necessidade de intervenção para calibração muito frequente, além de pouca precisão devido à sua inclinação. Por esse sistema são transportados quatro tipos diferentes de material.

A LLK recebeu o desafio de desenvolver um sistema sem contato com o transportador com, no mínimo, 5% de precisão.

Desenvolvimento / Solução:

Para propor uma solução eficiente, a LLK utilizou uma câmera com um sistema embarcado para análises dimensionais. O sistema é instalado sobre o transportador e é capaz de medir o volume total e a vazão instantânea de material passado na correia. O sistema também tem calibração automatizada, por meio de uma interface intuitiva com o operador por meio de IHM e sistemas SCADA. Durante a operação e para calibração não há intervenções diretas na correia.

Resultados

O sistema apresentou excelentes resultados atendendo à precisão estabelecida pela Votorantim Cimentos. Esse sistema de medição de níveis volumétricos, se estendendo a vazões volumétricas, gerou um produto disponibilizado para o mercado em 2016, denominado LLK Balança Volumétrica. O mesmo conceito pode ser aplicado para medição de minérios em geral, granulados e granéis, orgânicos ou não.
Já há projetos em aberto para replicação do mesmo no porto de fertilizantes da Fospar/Mosaic e também na GERDAU.

bottom of page