Samarco – Mina do Germano, Vale – Complexo Carajás
Ano: 2012, 2015, 2016

 

Necessidade / Demanda

A Samarco Mineração procurava uma empresa para atender à criação de um novo sistema de proteção de caminhões guindauto (Munck) de sua frota, como parte da política de segurança dos operadores.

A necessidade de proteção da operação requeria o monitoramento e consequente intertravamento dos parâmetros para impedir a operação equivocada. Faziam parte dos requisitos: alertar o movimento do caminhão quando o operador estiver sem o cinto, impedir o içamento da carga com as patolas nos berços ou com o caminhão demasiadamente inclinado etc.

 

Desenvolvimento / Solução:

A LLK, com o know-how no trabalho de instrumentação e mecânica, desenvolveu um sistema com equipamentos certificados para uso em equipamentos móveis, com proteção contra poeira e água grau IP67, identificando todos os parâmetros necessários para a correta operação dos guindautos.

O sistema detecta e registra qualquer operação incorreta ou perigosa no deslocamento da carga, fazendo com que o operador seja alertado por sinal luminoso e sonoro e indicando que este não deve prosseguir.

Por serem equipamentos que vão diretamente à mina, são lavados constantemente com jatos de água para retirada de lama e, mesmo assim, não apresentam avarias ou modificações em suas medições.

 

Resultados

Esse sistema de segurança em operação de equipamentos móveis, denominado LLK-SPA, está disponível no mercado com vários casos de sucesso.

A ocorrência de acidentes com a operação do guindauto (içamento) após a instalação desses sistemas é nula. O sistema se tornou referência dentro da Samarco, sendo exigido também aos terceirizados.

Devido ao sucesso desse sistema, em 2014, a Vale começou a adotar o sistema e, em 2015 e 2016, a LLK forneceu sistemas de proteção de caminhões guindauto para a Mina de Carajás, incluindo a operação interligada por controles remotos.

Atualmente, o sistema é totalmente adaptável para qualquer tipo de equipamento móvel, como caminhões basculantes, guindastes, automóveis, empilhadeiras, entre outros.

Iconografia